domingo, 30 de novembro de 2008

Na expectativa do Salvador


1º DOMINGO DO ADVENTOANO B – Mc 13,33-37
Estamos iniciando, com o Advento, o Ano Litúrgico de 2009. O Advento é tempo de preparação para o Natal, para a vinda do Salvador, o Filho de Deus feito Homem. Advento é uma alegria antecipada pela vinda de Jesus. É preciso estar vigilante! É preciso preparar a chegada! É preciso ir ao encontro do Menino Deus! Jesus traz Deus ao homem e leva o homem a Deus.
Estai alerta! Vigiai! A Igreja nos convida, neste Advento, a uma profunda reflexão sobre as verdades básicas da vida humana. No fim dos tempos, ser-nos-á revelada a verdadeira face de Deus, quando seremos julgados na base dos dois grandes mandamentos: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos” (cf. Mt 22,37-39).
Estai alerta! Vigiai!” Por três vezes exorta Jesus a seus discípulos e também a nós, hoje, a estarmos alertas e a vigiar, “pois não sabemos quando será o momento...” (v. 33). Chegará o dia em que teremos nosso encontro definitivo com Deus, que será, para cada um de nós, o fim dos tempos e o começo da eternidade, o momento de prestar contas de tudo a Deus.
A preocupação de Jesus não é fazer revelações sobre o futuro, mas educar a comunidade para uma vida cristã.
A parábola do porteiro, a quem foi ordenado estar sempre alerta e vigilante (v. 34), traz uma mensagem bem atual, pois a função do porteiro é estar sempre vigilante. Não deixar o posto sem ter um substituto, estar atento a quem entra e a quem sai, estar alerta para não entrar algum assaltante, protegendo, assim, todos os moradores e interessados.
Vigiai! O mundo moderno em que vivemos ajuda muito pouco a exercer a vigilância da fé. Torna-se importante sacudir os cristãos! A indiferença é sinal de preguiça e acomodação! O relaxamento moral, a desagregação da família, a infância abandonada, a delinqüência juvenil, a deslealdade entre as pessoas, as drogas, o mau uso do sexo, os assaltos, os seqüestros, as guerras significam ausência de Deus.
“Estai alerta! Vigiai!” Vivemos num mundo dilacerado pela luta entre o bem e o mal. Quantos ignoram os sinais da presença de Cristo no hoje de suas vidas, preferindo as falsas garantias de uma mídia tendenciosa, maliciosa e de costas para Deus às exigências do encontro com o Deus vivo. Esquecem que tudo passa!
* Diz Jesus: “Passará o céu e a terra. Minhas palavras, porém, jamais passarão. E o que vos digo, digo a todos, vigiai!” (v. 31 e 37).
* * *
Qual a minha atitude ante o apelo de Jesus de vigiar? De que modo expresso minha vigilância na preparação do Natal na família e na comunidade? Que gestos concretos de fraternidade farei neste Advento para que o Menino Deus venha até nós? Cresce em mim a responsabilidade da implantação do Reino de Deus entre nós? Creio que vigiar é uma atitude de quem ama?
Por: Frei Floriano Surian, ofm

Nenhum comentário: