domingo, 23 de novembro de 2008

Deus fala na hora que precisamos ouvir


Quando o Filho do homem vier na sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e El separará um dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Venham vocês, que são abençoados por meu Pai. Recebam como herança o Reino que meu Pai lhes preparou desde a criação do mundo. Pois eu estava com fome, e vocês me deram de comer; eu estava com sede, e me deram de beber; eu era estrangeiro, e me receberam em sua casa; eu estava sem roupa, e me vestiram; eu estava doente, e cuidaram de mim; eu estava na prisão, e vocês foram me visitar.” Então os justos lhe perguntarão: “Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e ter vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?” Então o Rei lhes responderá: “Eu garanto a vocês: todas as vezes que vocês fizeram isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizeram.”
Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: “ Afastem-se de mim, malditos. Vão para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque eu estava com fome, e vocês não me deram de comer; eu estava com sede, e não me deram de beber; eu era estrangeiro, e vocês não me receberam em casa; eu estava sem roupa, e não me vestiram; eu estava doente e na prisão, e vocês não me foram visitar”. Também estes responderão: “Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou sem roupa, doente ou preso, e não te servimos?” Então o Rei responderá a esses: “ Eu garanto a vocês: todas as vezes que vocês não fizeram isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizeram. Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna.” (MT 25, 31-46)

Não poderia deixar de proclamar a Palavra, hoje, Domingo, dia do Senhor. Este texto do Santo Evangelho veio como um suave perfume às minhas narinas e ao meu coração, pois é parte do que vivo no presente momento.
Percebemos que Jesus fala: “ todas as vezes que vocês não fizeram isso a um desses pequeninos,...” No final da Celebração Eucarística que participei ainda pouco, o Sacerdote fez este comentário ou esta pequena lembrança, sobre a frase acima transcrita. Falava que Jesus já condena a omissão. Portanto, a omissão em atitudes concretas em determinada situação, já é erro grave.
Estejamos atentos aos pequeninos, indefesos, necessitados, os que sofrem. Muitas vezes nem precisamos ir longe. Basta olhar para o lado e ver que um irmão precisa de um simples carinho, um afago, um abraço, um estar ao lado para ouvir, pois na hora da dor e do sofrimento, somos também pequeninos.
Que o Espírito Santo de Deus nos dê sabedoria, discernimento e purifique nossos corações, para que com olhos espirituais puros, sem a mancha do pecado, possamos ver com os olhos do coração e nos pôr a serviço, dos pequeninos, os quais Jesus se faz presente entre nós.

Um comentário:

Barbara disse...

Mt bem!´
Ninguém tá isento da responsabilidade frente "ao outro", mas o exemplo tem que vir das instituições, é sempre de cima p/ baixo, num país onde o olhar é tão disperso...não é?