terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Oração Diante do Presépio


Menino das palhas, Menino Jesus, menino de Maria, aqui estou diante de ti.
Tu viestes de mansinho, na calada da noite, no silêncio das coisas que não fazem ruído.
Tu é o menino amável e santíssimo, deitado nas palhas porque não havia lugar para ti na casa dos homens tão ocupados e tão cheios de si.
Dá a meus lábios a doçura do mel e à minha voz o brilho do cantar da cotovia, para dizer que vieste encher de sentido os dias de minha vida.
Não estou só: tu és o companheiro de minha vida, tu choras as minhas lágrimas, e tu te alegras com minhas alegrias, porque tu és meu irmão.
Tu viestes te instalar feito um posseiro dentro de mim e não quero que teu lugar seja ocupado pelo egoísmo que me mata e me aniquila, pelo orgulho que sobe à cabeça, e pelo desespero.
Sei, Menino de Maria, que a partir de agora, não há mais razão para desesperar porque Deus grande, belo, Deus magnífico e altíssimo se tornou meu irmão.
Santa Maria, Mãe do Senhor, Palácio de Deus, catedral iluminada do altíssimo, tu estás perto do Menino que envolves em faixas com carinho preparadas por tua mão.
José, bom José, carpinteiro de mãos duras, coração abençoado, homem justo guarda de meu Menino das Palhas, protege esse Deus que se tornou mendigo do nosso amor.
Oh Menino Jesus, Hoje é festa de claridade e dia de luz.
Tu nascestes para os homens na terra de Belém.
Dá que contemplando o teu presépio, eu possa imprimir na minha alma, o mistério da tua encarnação.
Faze, que eu possa manifestar em minha vida, junto às pessoas que me cercam, o singelo segredo da bondade que apareceu no meio de nós.
Obrigado Jesus, pelo teu Natal, pelo nosso Natal, Amém.

Por: Francisco Magaldi/José Lourenço. Adaptação do texto: Padre Jorjão.

Nenhum comentário: