domingo, 7 de dezembro de 2008

Olhar com olhos espirituais


Uma das formações que tivemos em nossa fraternidade e que foi muito proveitosa , falava sobre “olhar com os olhos espirituais ou com os olhos do coração”.
Esta é uma atitude que procuro realizar diariamente, para não me deixar ser enganada pelas artimanhas do encardido. Outrora sofri muito por olhar o mundo somente com os olhos corporais e me deixei enganar. Porém, à medida que fui abandonando o mundo, aproximando-me e tendo um contato mais intimo com o Senhor, Ele foi me concedendo olhar as pessoas com olhos espirituais, o que nada mais é, com os seus próprios olhos. Certamente não é nada fácil, pois requer entrega absoluta e confiança incondicional ao Pai. E tenho me sentido uma pessoa agraciada por obter tamanho bem. Porém repito, é um exercício diário, assim como a conversão é um processo diário, ou até “horário”, pois vivemos num mundo que, apesar de muitos de nós não pertencer, mas somente viver nele, temos momento de aridez espiritual e precisamos ser perseverantes na caminhada.
Aprendemos na formação sobre a questão de quem olha e a forma pela qual se olha determinada situação. Se for com olhos meramente corporais, será certamente ofuscada pela opinião formada do mundo e na maioria das vezes não corresponde a realidade. Se for com os olhos espirituais, a visão será clara, límpida e verdadeira, pois o nosso entendimento estará sendo conduzido pelo Espírito Santo.
Olhar com os olhos espirituais nos conduz a realizar uma prática diária de profunda intimidade com o Amor Eterno, que é Deus, através de orações, penitências, confiança, entrega absoluta a vontade do Pai. Precisamos de interiorização conosco mesmo, com nosso “eu” e nesse encontro encontramos o Deus Altíssimo.
O Seráfico Pai Francisco era pura emoção e sentimento e entre muitas lágrimas e absoluta entrega, estava sempre em contato direto com o Altíssimo.
Fala-se muito em equilíbrio entre razão e emoção, mas eu acredito que o contato direto, o téte-a-téte, direto com o Senhor, só se realiza através do sentimento, da emoção partilhada, pois a linguagem de Deus é o Amor vivido e demonstrado. E só aprendendo e partilhando a linguagem do Amor, aprendemos a viver plenamente.
Todos nós já fomos mal interpretados em nossas atitudes ou ainda seremos. Eu mesma já caí no erro de interpretar erroneamente algo visto ou vivido, por olhar com olhos meramente corporais. Isso é um perigo, um risco muito grande para nossas vidas, pois prejudica a convivência com nossos irmãos, conhecidos ou desconhecidos e pode até impedir de criar laços fraternos.
O Amor de Deus é para ser vivido, proclamado, expressado, por palavras, exemplos e obras. “Uma lâmpada não fica escondida embaixo da mesa”. Ocorre que o olhar do mundo e/ou corporal somente julga e faz um pré-conceito (preconceito) da situação vivida ou ocorrida e na maioria das vezes negativamente.
Eu, muitos irmãos e amigos já fomos vítimas desses “olhares” do mundo, os quais nos julgaram por expressões de carinho e de afeto.

Vale lembrar: “ O essencial é invisível aos olhos” (do Livro: O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exúpery)

Precisamos e devemos expressar e proclamar o Amor de Deus, por Palavras, por Obras, com Gestos. Afinal, para quê Deus nos ensinou e nos deixou esses exemplos todos?
Percebo hoje um mal muito grande que é a preocupação com o que as pessoas irão pensar se fizer ou deixar de fazer isto ou aquilo. Se for de Deus, Façam!!! Precisamos estar atentos ao que Deus pensa da gente e não ao que as pessoas pensam.
Além dos familiares, irmãos e amigos também falam “Eu te Amo”, também demonstram gestos de carinho e amor. E isso é muito nobre. É Deus se fazendo presente, através desses atos. Não é vergonha nenhuma demonstrar essas atitudes a irmãos, amigos amados e queridos por nós. Ao contrário, isso é uma prova de amor a Deus. Quem quiser julgar, depois será julgado por Quem de direito e poderá ver que além de errar feio, esqueceu de viver por olhar com os olhos errados.
Portanto, caríssimos irmãos em Cristo, lembremos e nos alegremos com a frase que tanto gostamos de ouvir: “Vejam como eles se amam!” E façamos a nossa parte. Se tivermos a oportunidade de levar este ensinamento, que não é nosso, mas que vem do Alto, aos nossos irmãos que ainda têm os olhos fixados na opinião formada do mundo, façamos porque a nossa missão é viver e ensinar o Amor de Deus ao próximo. E sinceramente, isso é muito bom!!!

Um comentário:

Júnior Brasileiro disse...

Massa o texto
Deus abençoe mais e mais
abrçs
PAZ E FOGO