quinta-feira, 28 de maio de 2009

Os dons do Espírito Santo

os dons do espirito santo

 

 

São Paulo fala dos dons e frutos do Espírito Santo, ao longo de suas cartas, dizendo que são esses frutos, em nós, que nos revelam o verdadeiro rosto de Deus. Aos Romanos, Paulo diz que é o Espírito Santo que nos faz filhos de Deus. “Todos os que se deixam guiar pelo Espírito, esses é que são filhos de Deus”. Aos Efésios, aponta como frutos do Espírito Santo: a bondade, a justiça e a verdade. E aos Gálatas, dá uma lista, dá uma lista maior dos frutos do Espírito Santo: o amor, a paz, a paciência, a amabilidade, a bondade, a fidelidade, a modéstia, o domínio de si mesmo.

 

São certas qualidades que vemos nas pessoas que nos fazem descobrir a presença do Espírito Santo. Ele e seus dons, vivem conosco, misturados na nossa vida e se resumem em:

 

1) O dom do temor de Deus – não é tanto o medo de sermos castigados pelos nossos pecados, mas o de mancharmos o reflexo de Deus em nossa alma, de entristecermos o Espírito Santo que habita em nós, de causar a menor mágoa àquele que deu por nós a sua vida. O temor de Deus nos leva a estarmos atentos para não cair em pecado, que nos separa de Deus, quando a falta é grave e pleno o consentimento.

 

2) O dom da piedade – não significa tanto pena ou compaixão, como hoje se pensa, mas o sentimento que os filhos devem ter em relação aos pais. Assim sabemos que Deus é nosso Pai e Criador, não podemos nos conformar em vê-lo substituído por um ídolo, obra das mãos humanas. O dom da piedade nos leva, portanto, a nos sentirmos filhos de Deus, o Pai nosso que está no céu e a nos esforçarmos por nos tornar semelhantes a Ele. “ sede perfeitos como o Pai celeste é perfeito”.

 

3) O dom da fortaleza ou força – nem todos precisamos chegar ao martírio do sangue derramado, mas todos precisamos do dom da fortaleza para vencer o respeito humano, resistir às zombarias e jamais renegar a nossa fé!

 

4) O dom do conselho – nos mostra quais os meios que devemos usar, não para “vencer na vida” mas para progredir no amor a Deus e levar os outros a Ele.

 

5) O dom da inteligência – nos leva a sentir de tal modo a existência de Deus, que desejamos nos ocupar cada vez mais com ele, buscando penetrar melhor nos seus mistérios.

 

6) O dom da ciência – nos ajuda sobretudo, a compreender os planos de Deus, isto é, a Sagrada Escritura, o Evangelho e o catecismo.

 

7) O dom da sabedoria – não significa que tenhamos grande número de conhecimentos, mas em sabermos procurar o caminho certo para chegar ao convívio com Deus. Pelo dom da sabedoria sabemos ver a mão de Deus em nossa vida e colaborar com seus planos, como fez Maria, quando disse: “Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a sua vontade”. Sabedoria lembra sabor e o dom da sabedoria nos leva a saborear as coisas de Deus e seus desígnios.

 

Enquanto os dons da inteligência e da ciência vêm em auxílio da nossa fé e o temor de Deus auxilia a nossa esperança, o sétimo dom, o da sabedoria, vem em auxílio da nossa caridade.

Fonte: Revista  PAZ E BEM – OFS DO BRASIL – MAIO/JUNHO – 2009 – PÁG. 09.

VEJA TAMBÉM: Espírito Santo na Mística Franciscana

2465%20700

Um comentário:

Barbara disse...

NÃO OUSO COMENTAR SOBRE OS SAGRADOS DONS DO ESPÍRITO SANTO.
MAS VOLTAREI.
AQUI É LUGAR DE ACOLHIDA.
OBRIGADA.