sábado, 27 de fevereiro de 2010

Quaresma x Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010

CF 2010

 

As Igrejas Cristãs no Brasil, presentes no Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil- CONIC, apresentam a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010, com o tema Economia e Vida e o lema "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6,24). Esta é a terceira campanha da fraternidade realizada de forma ecumênica, e tem como objetivo geral: "Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão". É necessário conclamar a todos e todas para construir uma nova sociedade, educar essa mesma sociedade, afirmando que um novo modelo econômico é possível, e denunciar as distorções da realidade econômica existente, para que a economia esteja a serviço da vida.

 
Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica, as comunidades cristãs são convocadas a deixar-se interpelar pelas palavras de Jesus: "Não acumuleis para vós tesouros na terra, onde as traças e os vermes arruínam tudo, onde os ladrões arrombam as paredes para roubar. Mas acumulai para vós tesouros no céu." (Mt 6,19-20a). "Ninguém pode servir a dois senhores: ou odiará a um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro" (Mt 6,24). Toda a vida de Jesus foi um testemunho de simplicidade no uso dos bens materiais, de solidariedade com os pobres, de distribuição gratuita dos dons de Deus.


Agradecemos a todas as pessoas que tornaram possível a realização de mais esta Campanha da Fraternidade Ecumênica. Este trabalho demonstra concretamente o esforço que desenvolveram para a união de todos os que creem em Jesus Cristo, no sentido de realizar o projeto do Reino de Deus na vida das pessoas, visando um mundo mais justo e fraterno.

P. Sin. Carlos Augusto Moller, presidente do Conic
Rev. Luiz Alberto Barbosa, secretário-geral do Conic

Fonte: Franciscanos On Line

A Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010 este ano vem com o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao Diheiro” (Mt 6,24) e com o Tema “Economia e Vida”.

Este ano o tema e o lema, com infinita bondade de Deus, vem ao encontro da meditação e vivência do tempo atual da Quaresma: sabemos que neste tempo meditamos sobre os quarenta dias que Jesus passou em deserto e no deserto e, cujas tentações por Ele passadas vai de encontro ao tema e lema da Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano. Normalmente, nós cristãos, meditamos, procuramos viver com maior intensidade o sentido da quaresma neste tempo, para nos fortalecermos para os dias vindouros, através da vivência e os ensinamentos de Jesus Cristo. Através do jejum, da oração e da esmola (atos de caridade) procuramos nos aprimorar e nos fortalecer a viver uma vida mais santa e mais fraterna, com nossos corações e práticas voltados para o próximo com mais intensidade de amor.

O jejum não quer dizer que fiquemos sem comer nada e saiamos nas ruas com rostos abatidos, como diz a Palavra. Basta nos abstermos por este tempo de práticas e atos que estamos demasiadamente acostumados e, inconscientemente acreditamos que não podemos viver sem as mesmas. Bom seria provar para nós mesmos que isso não é verídico e verificarmos que existe algo maior que não podemos nos abster. Nós, Franciscanos Seculares, chamamos isto penitência, a qual faz parte de nossas vidas, de nosso dia a dia e devemos praticá-la sempre que acharmos necessário, sem deixar de lado as outras duas práticas: a oração e os atos de caridade, pois somente a vivência de um deles sem os outros de nada adianta.

A Oração nos propõe uma atitude de interiorização e um encontro pessoal com Deus, como prática constante. Além da confiança que adquirimos cada vez mais em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Sugiro que clamemos sempre pelos preciosos dons do Epírito santo, nosso maior advogado. Ele nos transmite os preciosos dons que precisamos para viver nosso dia a dia, obtendo discernimento, sabedoria, inteligência, fortalaleza, temor de Deus. Que o Espírito Santo inunde nossos corações com seu infinito Amor e nos incendeie com seu fogo, que ilumina e nos liberta de todo mal.

A caridade ou esmola pressupõe fazer bem ao próximo, principalmente os mais necessitados, os pequeninos, marginalizados e excluídos. Sabemos que isto não é  fácil. Eu, por exemplo, muitas vezes não sei o que fazer, não sei como chegar a estas pessoas, até porque nossa confiança total deverá estar em Deus, pois não sabemos o que iremos encontrar nos caminhos da vida. Porém, através da oração e do jejum, da abstinência do que é supérfluo, o Espírito santo nos revela e nos instrui com sinais inimagináveis e, muitas vezes sem percebermos estamos pondo em prática o que achamos tão difícil e complicado com pessoas que convivemos no dia a dia. Muitas vezes no trabalho, num passeio, num encontro fraterno, quando um irmão convida outro a participar. Lembrando que os gestos de caridade não precisam ser necessariamente materiais, pois muitos irmãos têm sede da Palavra e no momento exato, inspirados pelo Espírito, isto pode mudar vidas. Daí a importância de conhecermos cada vez mais o cristo, através dos ensinamentos que nos deixou.

Mas o que tudo isto tem a ver com o tema da campanha da fraternidade deste ano?

Aponto as principais tentações vivenciadas por Jesus no deserto:  o oferecimento pelo Pai das Mentiras a Jesus do prazer, do ser e do ter. E o seu NÃO CONVICTO proveniente dos ensinamentos do Pai Celestial e a sua Obediência Incondicional. Incluindo sua simplicidade, humildade e o seu coração posto no lugar certo. A ORAÇÃO, O JEJUM E A ESMOLA DERRUBAM O PAI DAS MENTIRAS, PORQUE ISTO NOS FAZ NOS CURVAR A DEUS, COMO O SUPREMO DE NOSSAS VIDAS, DEIXANDO O PAI DAS MENTIRAS COM INVEJA, SEU MAIOR MAL. Não foi por isso que o talzinho foi expulso do céu? Queria ser Deus.Queria!!!!Porém, não se conforma com nosso SIM A DEUS e continua oferecendo diariamente ao mundo o que ofereceu a Jesus no deserto e, acredito em muitos outros momentos de sua vida em sua peregrinação e missão junto com dos seus.DISSE JESUS: “ ORAI E VIGIAI, POIS NÃO SABEIS O DIA NEM A HORA. ESTEJAM PREPARADOS.”

Sendo assim, podemos perceber que isso vem de encontro ao nosso dia a dia, o que nos oferecem, onde colocamos nossa fé e nossos corações, o que é mais importante para nós, se estamos sabendo administrar nossas vidas,nossos bens materiais e espirituais, sabendo que tudo passa, menos o que etá reservado para nós no céu, se assim o merecermos.

Caríssimos, procuremos nos informar sobre a campanha da fraternidade deste ano, seu teor, meditando e refletindo sobre o que poderemos fazer em nossas vidas para melhorarmos como cristãos  e ensinar, através da prática e da Palavra o que vivifica e edifica aos nossos irmãos que se abrem ao Espírito. Aos que não se abrem, sejamos “teimosos” em nossas orações por eles.

Agradeço a todos que tiverem a paciência de ler este post. Para nós, tudo que vivifica edifica e tudo que edifica vivifica.

Estamos abertos a diálogos sobre o tema, pois já começamos nossos encontros fraternos sobre esta campanha e está sendo muito proveitoso.

Paz e Bem a todos. 

Nenhum comentário: