sábado, 4 de outubro de 2008

04/10 - Celebramos São Francisco de Assis. Seráfico Pai, rogai por nós!


Hoje celebramos o dia de nosso Seráfico Pai São Francisco de Assis, fundador das três ordens – Ordem Primeira (a dos Frades Menores), Ordem Segunda (das Irmãs Clarissas) e Ordem Terceira (Ordem Franciscana Secular). A partir dessas três Ordens surgiram várias ramificações, porém, todas seguidoras de Francisco e Clara de Assis, nossos guias espirituais.
Fazemos memória neste dia da morte do Seráfico Pai Francisco, a qual a designou com imenso amor de “Irmã Morte”. E, consoante este sentimento, às vésperas de sua morte, ele inseriu no CÂNTICO DO IRMÃO SOL, os seguintes versos:

“Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã a Morte corporal,
Da qual homem algum pode escapar.

Ai dos que morrerem em pecado mortal!
Felizes os que ela achar
Conformes à tua santíssima vontade,
Porque a morte segunda não lhes fará mal!

Louvai e bendizei a meu Senhor,
E daí-lhe graças,
E servi-o com grande humildade.”

Por isso, todos nós da Família Franciscana, ao mesmo tempo em que fazemos memória, celebramos a vida, pois Francisco através da morte ensina-nos a amá-la e ter os olhos voltados e fixos no Céu, na Vida Eterna, nossa maior alegria, nosso maior bem, nosso maior tesouro.
Posto isto, quero eu e tenho certeza, toda família franciscana, agradecer ao Deus Altíssimo por todas as graças recebidas, através de nossa vocação e por todas as graças que ainda haveremos de receber através dela.
Agradeço a Deus por estar completando hoje três anos de profissão na Ordem Franciscana Secular e hoje renovo o meu SIM a Deus, pelo meu chamado e aos sacramentos. Agradeço pelo dom de minha vida e de todos os meus irmãos fraternos.
Hoje nossa Fraternidade, de Nossa Senhora das Graças, celebrará com muita alegria a profissão de mais um Irmãozinho. E Francisco, nosso Pai Seráfico, ganhará mais um filho nesta fraternidade e em muitas outras do mundo inteiro. Rogo ao amado Pai Seráfico que os receba, de braços abertos, que os abençoem e protejam, que os ajudem e guiem em sua jornada, a partir desse tão precioso SIM que dirão hoje, perante toda comunidade e renovarão seus sacramentos, os santos sacramentos do Senhor Jesus Cristo.
Hoje celebramos a paz, celebramos a vida, o amor, o convívio em fraternidade, em honra e glória ao Deus a Vida, por nos ter contemplado com tão grande bem aqui na terra: SÃO FRANCISCO DE ASSIS, que há 800 anos vem nos ensinando a todos, homens e mulheres, a seguir o Santo Evangelho, à sua maneira, e de forma tão precisa e graciosa.
Hoje, tenhamos em mente, o nosso Amor, Respeito e Doação a todas as criaturas criadas por Deus: os animais, as flores, as plantas, as ervas – mesmo as daninhas, enfim, todos os seres animados e inanimados. Louvemos também aos nossos irmãos ar, o fogo, nossa irmã água, a nossa mãe terra, que nos sustenta e governa. Louvemos às nossas irmãs estrelas, ao irmão sol, tudo o que há no céu, embaixo do céu, no mar, nos rios, nas florestas... no mundo inteiro, tudo que tenha sido tocado e criado pelas mãos amorosas e misericordiosas do Pai Celeste.
Agradeço ao Pai das Misericórdias, pelos irmãos que puseste em minha vida através do Seráfico Pai Francisco. Agradeço pelo dom da vida de todos os meus irmãos, os que estão pertos, longe, os virtuais, que para mim são muito mais que reais. Agradeço por todos que puseste em minha vida para amar e cuidar e para me amar e a cuidar de mim.
Que o Seráfico Pai Francisco nos abençoe a todos, que continue nos ensinando a sermos instrumentos da Paz do Senhor e a sermos homens e mulheres que saibamos honrar nossa remissão na Cruz de Cristo.
São Francisco de Assis rogai por nós!!!

Nenhum comentário: