domingo, 9 de novembro de 2008

Fidelidade e Igualdade entre irmãos


Por isso eu digo a vocês: usem as riquezas deste mundo para conseguir amigos a fim de que, quando as riquezas faltarem, eles recebam vocês no lar eterno. Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas grandes. Pois, se vocês não forem honestos com as riquezas deste mundo, quem vai pôr vocês para tomar conta das riquezas verdadeiras? E, se não forem honestos com o que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês? - Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro. Os fariseus ouviram isso e zombaram de Jesus porque amavam o dinheiro. Então Jesus disse a eles: - Para as pessoas vocês parecem bons, mas Deus conhece o coração de vocês. Pois aquilo que as pessoas acham que vale muito não vale nada para Deus.
(Lc 16,9-15)

As maiores riquezas que devemos cultivar e multiplicar são os valores eternos que buscamos no alto.
Como o nosso maior dom é a Vida e a Vida é proveniente do imenso Amor do Pai, infinitamente misericordioso, coloquemos nossas vidas e o amor que nos foi concedido à disposição de todos que nos cercam, através dos dons que nos foram concedidos para serem multiplicados.
Busquemos sempre olhar para o céu em toda nossa existência terrena, louvando, bendizendo, dando graças e rogando ao Senhor que insira em nossos corações tudo o que precisamos para realizar a sua vontade, que não está nos bens terrenos, mas pura e simplesmente nos bens celestiais. Estejamos sempre ao lado da justiça, dos pequeninos, dos que não se exaltam e se orgulham por coisa alguma, a não ser pela Santa Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Estejamos ao lado da verdade, dos desprezados, marginalizados, dos pobres e oprimidos e sempre olhando nos olhos de cada irmão horizontalmente e não verticalmente, olhando de cima. Somos todos iguais, portanto, procuremos tratar todo mundo igual, sem se prevalecer de coisa alguma, nem de status, posição social, cargos, ministérios, raça ou qualquer tipo de serviço, seja ele remunerado ou não. Pensemos sempre nos sentimentos dos outros. Busquemos sempre nos colocar no lugar dos outros e ver que ali bate um coração, que se alegra, sorri, mas que também sofre e chora. Não façamos com o próximo o que não gostaríamos que fizessem conosco.

Nenhum comentário: