domingo, 15 de agosto de 2010

Fé de Mãe

Estava eu andando só pela cidade grande e por onde eu passava ocorriam surtos de tiroteio. Eu tentava me proteger e me afastar, mas sempre os miliantes vinham em minha direção, parecendo que era comigo o “acerto”. Sabia que não era e, à medida que tentava me proteger olhava sempre para algum lugar e avistava Tereza, parada de longe, mas eu sentia seus sentimentos, pensamentos e a linguagem de seus lábios a falar baixinho, sabia que se referia a mim. Tereza de longe tomava conta de mim e me dava instruções sobre o que eu deveria fazer na hora do perigo concreto, observado por ela todo o tempo. E eu confiava, seguia as instruções e não sentia medo. O mesmo fato acontecera em diversos lugares e em todos eles ela estava lá, de longe a me olhar, serena, confiante, destemida…e eu fazia o que me orientava e saia ilesa.

Tereza é minha mãe e este relato foi um sonho que eu tive. No dia seguinte ela me disse que sonhou com alguém que aparentava me fazer mal.

Isto me reporta a Rainha Mãe, Maria. Maria sempre diz: “ Onde eu estou, não há nada a temer”. Mãe, minha mãe Tereza, imagem e semelhança de Deus, traços de Maria. Tereza Maria é o seu nome.

Quanta bondade da Rainha Mãe estar todo tempo ao nosso lado, a nos olhar, nos proteger. Quanta bondade nos dar nesta vida uma Mãe, com seus traços, seus anseios, modelo de fé, esperança, serviço e bondade.

Penso eu agora: será que existe algo maior do que Fé de Mãe? Uma fé que desnuda nosso interior e vê com o olhar mais puro as nossas mais ocultas necessidades, receios, angústias, alegrias e está sempre alí, ao lado, participando de cada momento, a nos dizer: “Onde eu estou, não há nada a temer”.